REFLEXÕES EM TEMPO DE NATAL

A perplexidade diante do cenário de violência e agressividade que a humanidade hoje vivencia, faz-nos refletir profundamente sobre o significado da vida. A impotência humana diante das grandes tragédias e a falta de previsibilidade do dia de amanhã levam-nos a repensar a nossa existência

                A fragilidade de um império que se desmorona, as guerras de extermínio destruindo nações; muitas outras “guerras”, que perduram no cotidiano, simbolizadas na fome, na pobreza, nas grandes desigualdades sociais, emolduram um contexto destoante dos princípios cristãos da paz, da harmonia, da fraternidade e da dignificação da condição humana. E é neste contexto que mais um ano se vai e que festejamos um novo Natal.

 

                Mais do que antes, o espírito de Natal sobrevive de forma mais forte, inviolável. É na sua essência, na exaltação do Mistério da Vida que encontraremos um sinal visível de esperança e fé. É nos momentos mais difíceis, quando tudo parece perdido, que mergulhamos no íntimo de nosso ser criado à imagem e semelhança de Deus para desvelarmos uma força que não conhecíamos. Percebemos o quanto somos fortes através do amor, da fé, da solidariedade, do perdão, da tolerância.

 

                Recuperar a integridade do ser humano e também dar um significado à vida em Cristo... É acolher os seus ensinamentos, os seus exemplos... É enxergar o que muitas vezes é invisível aos olhos, mas visível ao coração... É perceber em cada um de nós a presença divina sempre conclamando o perdão, o direito de recomeçar.

 

                É com esse espírito de perdão tão presente em nosso Deus e na Virgem Maria que rogo por todos nós que desejamos continuar trilhando o caminho da Justiça, da Paz, da Solidariedade, concebendo a educação como instrumento na construção de uma sociedade igualitária, justa e cada vez mais Cristã.

 

                Desejando-lhe Feliz Natal e um Ano Novo repleto de Paz e Saúde,

 

 

                                            Afetuosamente, JUJU

                                                 Dezembro/2001

Autora: Maria Julieta Mandarino Firpo Fontes

Assistente social e Educadora. Longa experiência em Gestão universitária. Publicou, em parceria com o esposo José Américo Silva Fontes, o Livro Sentimentos & Emoções (2013).

Academia de Letras do Brasil

Seccional Bahia

© 2017  Criado por Fenix Solução